quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Calçadas

Calçadas habitadas, marcadas. Calçadas sem oportunidades. Calçadas que só têm meus passos e minha pressa.
Já me acostumei com seu jeito, para as calçadas eu viro a cara, tapo o nariz, finjo que não vejo.


Ate quando vou ignorar esse chão tomado?
Ate quando vou ajudar a abafar essa voz que grita?
Grita socorro, grita frio, grita fome.


"Tão vendendo ingresso pra ver nêgo morrer no osso" sucesso de bilheteria... eu compro, você também!
Eu logo penso "Vou fechar a janela pra ver se não ouço as mazelas dos outros".
Ingenuidade. Talvez um dia, todos viremos uma grande calçada, onde grandes soberbos, fieis capitalistas, que querem mais é dinheiro (que amor sincero que nada!) pisem, cuspam, virem a cara. Afinal, é bom mais vozes ignoradas na calçada, mais chão pra pisar, mais dinheiro pra sobrar. "Perdeu-se a moral e reina a falta de vergonha. Mania nacional é ver o outro se dar mal..." Dá dinheiro, dá ibope!
E eu continuo correndo, já nem sei pra que eu corro tanto... "O ano inteiro eu corro atrás, não sei de quê exatamente". E as calçadas continuam lá... gritando num silencio que dói...


"Quero justiça, alegria e quero paz,
Mas com direitos iguais, como já disse Tosh
E quero mais que um milhão de amigos do RC
Ser como Luís e suas maravilhas do mundo quero comer!
Quero me esconder debaixo da saia da minha amada
Como Martinho da Vila, em ancestral batucada
Eu quero é botar meu bloco na rua, qual Sampaio
Quero o sossego de Tim Maia olhando um céu azul de maio
Eu quero é mel, como cantou Melodia
Quero enrolar-me em teus cabelos
Como disse Wando à moça um dia
Quero ficar no teu corpo, como Chico em Tatuagem
E quero morrer com os bambas de Ataulfo bem mais tarde
Só que bem mais tarde
Eu quero ir pra ver Irene rir, como escreveu Veloso!"

Mas quero poder ver o sorriso no rosto de quem só conhece as lágrimas...
...E calçadas... somente as de concreto.


Kadu Oliveira

Citações da canção "No Braseiro" de Pedro Luis.




Um comentário:

  1. anjos das ruas, anjos q não podem sonhar...
    pra fugir do abandono e o futuro poder encarar!

    Rosa de saron

    ResponderExcluir